RESENHA Pink Floyd - Wish You Were Here [1975] #11

     






RESENHA





Resenha Blog: 11
Resenha da Banda: 

Álbum de Estúdio: 9º
Álbum: 
Wish You Were Here
Lançamento: 12/09/1975
Faixas: 5
Tempo: 44:28min 
Coleção: CD


Olá pessoal do QDMN, hoje vamos falar sobre a banda Pink Floyd com o álbum Wish You Were Here lançado nos anos 70. Essa será a primeira resenha da banda aqui.

Wish You Were Here já é o nono álbum de estúdio do Pink Floyd que completa nesse mês 48 anos e foi um dos maiores álbuns da banda com uma das melhores músicas com o mesmo nome do álbum, Wish You Were Here foi e é um dos maiores sucessos da banda

O álbum Wish You Were Here por ser o nono álbum de estúdio do Pink Floyd que vinha de um lançamento de um dos melhores álbuns da banda o The Dark Side of the Moon, a banda já era experiente e vinha cada vez mais compondo e fazendo suas músicas de acordo como a banda gostaria. E isso foi um dos principais papeis para a banda emplacar com o sucesso de Wish You Were Here que logo após o lançamento foi muito bem recebido com venda de bastante copias e a banda entrou na primeira posição da Billboard. 


A banda formada por Roger Waters — vocais, baixo, guitarra, Richard Wright — teclados, Nick Mason — bateria, David Gilmour — vocais, guitarra.

Então vamos as nossas avaliações e as considerações do álbum. 



Resenha

Shine On You Crazy Diamond
O Álbum começa muito bem com a clássica Shine On You Crazy Diamond de mais de 13 minutos de música com um incrível instrumento que contribui para maior parte da música, seus sons de teclado extremamente afinado com um som de saxofone que até mesmo para aquele período unir tudo isso é um som ao estilo Rock Progressivo era algo que não era comum, de fato iniciar com mais de 13 minutos com uma das maiores músicas do Pink Floyd até hoje, a música é tocada em quase todos os shows.


Welcome to the Machine
Welcome to the Machine é a segunda música do álbum, uma música extremante ao estilo Rock Progressivo com os usos sintetizadores, uma referência ao período industrial que estava cada vez mais entrada e globalizando o mundo, uma música que não deixa nada abaixo o álbum e mantem o nível lá em cima.


Have a Cigar
Have a Cigar é a menor música do álbum com pouco mais de 5 minutos, enquanto poucas bandas consegue fazer uma música de 5 minutos o Pink Floyd era muito bom nisso, e bom em fazer música boa e longa e em Have a Cigar não é diferente, a música passa rápido com destaque para toda a banda com uma bela música.


Wish You Were Here
Então entra a incrivel Wish You Were Here, uma música incrivelmente bem feita, desde toda a parte melódica, violão, afinação e letra. Wish You Were Here se tornou um dos maiores clássicos do Pink Floyd de todos os tempos, realmente uma bela música do inicio ao fim. Nesse caso Wish You Were Here fica praticamente junto com a Have a Cigar com pouco mais de 5 minutos.


A banda ousa mais uma vez e para encerrar o álbum coloca novamente Shine On You Crazy Diamond. Nesse caso em uma versão diferente, que também é muito boa com destaque para todo o trabalho realizado na percussão, teclado e saxofone além do solo de guitarra.




Considerações 

O Pink Floyd é uma das principais bandas de todos os tempos e ao lançar o álbum Wish You Were Here a banda confirmou ainda mais esse rotulo com um dos principais álbuns de todos os tempos na minha opinião. Apesar de ser uma álbum de apenas 5 músicas sendo que Shine On You Crazy em suas partes uma e duas começam e encerram o álbum. Apesar disso o que para alguns albuns poderia ser como repetitivo ou algo sem criatividade, não é o que se vê em Wish You Were Here uma banda afinadíssima em uma forma incrível dos seus integrantes, desde a criatividade na criação das músicas, letras, melodias e toda a parte estrutural do álbum que vai muito além de apenas 5 músicas. É claro que falando das músicas todas as 5 músicas do álbum tem um trabalho especifico para cada uma delas, um trabalho incrível de instrumentos. Quando o álbum inicia com Shine On You Crazy  com mais de 13 minutos parece um absurdo quando se fala de uma músicas, mas quando o ouvinte confere Shine On You Crazy, vê o qual trabalhado harmonicamente, estruturalmente e em ritmo ela é, passa rápida e sem dúvida é um clássico da banda que toca ela nos shows da banda. Welcome to the Machine é incrivelmente boa, e em um álbum que tem clássicos essa música completa muito bem o álbum e mantém o UP do disco. E ainda vem uma das melhores músicas de todos os tempos Wish You Were Here que é uma balada incrível fazendo desse álbum um disco incrivelmente bom. 


Capa

A capa remete parece dos homens se cumprimentando, como mostra na contracapa parece ser a mão também de um homem e uma máquina, assim remete bem a segunda música do álbum Welcome to the Machine onde fala um pouco mais dessa relação com as máquinas. Ainda sobre a capa ela mostra que os dois homens dando as mãos remetem o que as pessoas sempre escondem seus verdadeiros sentimentos, por isso uma das mãos pegando fogo, que também era uma das frases que se falam muito na indústria musical. 


Letras

As letras de Wish You Were Here são todas puxando muito o lado da reflexão, isso a banda é muito boa em criar. Logo na primeira Shine On You Crazy/ Brilhe, Seu Diamante Louco é uma reflexão a uma pessoa que parece que perdeu um pouco a noção e acaba pairando, ou que não perece mais o que era, nessa música muitos dizem que a banda criou para o ex-integrante da banda Syd Barrett que vinha passando por problemas de saúde. 

Welcome to the Machine/ Bem-vindo à Maquina, é uma colocação a pessoas que da indústria que vivem para o trabalho industrial que naquele período cada vez ganhava mais visibilidade e as máquinas ganhavam força já produzindo mais que a mão de obra humana. 

Have a Cigar/ Fume um Charuto, é uma critica que parece ser  do adulto que vicia os garotos ainda na juventude, aquele tipo de incentivo da adolescência para que o garoto para fazer parte da turma acaba fumando por incentivo e também parece ser ao mesmo tempo uma colocação para os cigarros que alteram a mente e dão o "poder" para que uma banda consiga lançar seus álbuns e fazer sucesso. 

Wish You Were Here/ Eu Queria Que Você Estivesses Aqui, tem uma letra belíssima é uma balada que fala sobre alguém que gostaria de ter outra pessoa por perto, e pelas colocações adiante fala sobre alguém que estava na guerra e lá teve as experiências piores possíveis. 


Nossa Avaliação





Considerações Externas: 


Scores - Externas
EquipeNota
AllMusic5
Sputinik5
Music Brainz5

Minhas Músicas Destaques

Shine On You Crazy Diamond
Welcome to the Machine
Have a Cigar
Wish You Were Here


Tracklist
  1. "Shine On You Crazy Diamond 13:38
  2. "Welcome to the Machine"  7:30
  3. "Have a Cigar"  5:24
  4. "Wish You Were Here"  5:17
  5. "Shine On You Crazy Diamond 12:29

Roger Waters — vocais, baixo, guitarra, 
Richard Wright — teclados, 
Nick Mason — bateria, 
David Gilmour — vocais, guitarra.

Produtor: 
Gravação: 





Comentários