RESENHA Deep Purple - Shades of Deep Purple [1968]

    








RESENHA - Faixa a Faixa





Resenha Blog: 10
Resenha da Banda: 

Álbum de Estúdio: 1º
Álbum: 
Shades of Deep Purple
Lançamento: 01/09/1968
Faixas: 8
Tempo: 43:27min 
Coleção: CD


Olá pessoal do QDMN, hoje vamos falar sobre a banda Deep Purple com o álbum  Shades of Deep Purple lançado nos anos 60. Essa será a primeira resenha dessa banda aqui.

Shades of Deep Purple é o primeiro álbum de estúdio do Deep Purple lançado em 1968, final dos anos 60 onde vinha pintando bandas importantíssimas para o cenário do Rock. O álbum foi lançado pela Parlophone e produzido por Derek. Nesse álbum a banda passou seis meses ensaiando e em apenas 3 dias gravou todo o álbum. Aqui o Deep Purple fez uma mistura colocando 4 canções da banda e 4 covers. 


A banda formada por Rod Evans - vocal, Ritchie Blackmore - guitarra, Nick Simper - baixo, vocal de apoio, Jon Lord - órgão, teclados, vocal de apoio, Ian Paice - bateria

Então vamos as nossas avaliações faixa a faixa e as considerações do álbum. 



Faixa a Faixa

1 - And the Address

É uma música instrumental, com sons bem trabalhados com uma bela percussão e um teclado que leva bem o nível da música. Uma boa iniciativa do Deep Purple para abrir o álbum muito bem. Nesse instrumentala todos os instrumentos aparecem bem e o conjunto é o destaque. 

2 - Hush

Essa versão de Hush tem uma levada bem progressiva com uma boa levada dos teclados que se sobressai na musica toda, desde os primeiros acordes. No mais os vocais bem afinados e uma refrão bem alinhado e ritmado que contagia. 

3 - One More Rainy Day

Aqui vemos a primeira música da banda com letra, e em One More Rainy Day temos uma boa impressão, o inicio com o que parece uma chuva e depois com uma bela composição. Aqui novamente o teclado tem parte fundamental na música. O Refrão também é o destaque. 

4 - Prelude: Happiness / I'm So Glad

Co o inicio com bastante efeito, depois uma linha de baixo seguido dos teclado e a bateria, Prelude: Happiness / I'm So Glad é mais um cover com seus mais de 7 minutos aqui a banda aporta na força do instrumental em seus quase 4 minutos até iniciar direto no refrão, uma boa música. 

5 - Mandrake Root

Mais uma vez a banda aposta na força dos instrumental em meio a melodia bem elaborada. O Rock progressivo com o psicodélico é o destaque nessa musica. 

6 - Help

Na balada de cover dos Beatles mais uma vez na versão Deep Purple bem puxada para o som progressivo com levada com teclado, uma boa versão da banda.

7 - Love Help Me

Nesta Música parece um pouco a mistura do que a banda veio fazendo no álbum inteiro, bem referenciado pelo rock progressivo 

8 - Hey Joe

Esta uma boa versão bem mais extensa, com uma introdução longa aos som dos teclados. No geral com um bom ritmo e uma boa afinação da banda.




Considerações 

O primeiro álbum do Deep Purple surgiu em uma época onde grandes bandas do Rock consideradas desde aquela época surgiram, nesse momento bandas boas como o Deep Purple ficava meio esquecida dos demais, até mesmo pelo Rock ainda está se apresentado e como referência grandes bandas já eram famosas. Nesse caso o Deep Purple não ficava muito para trás em termos de ritmo e sonoridade, porém a banda despertou com um álbum metade covers e metade de músicas próprias, o que é bom para um lado e talvez não tanto por outro. No geral Shades of Deep Purple é uma boa abertura para uma banda que vinha da Inglaterra com referências grandes naquele momento. 


Capa

A capa do álbum é bem comum, talvez pela banda ainda está sendo lançada e não ter investimento suficiente, ou até mesmo por opção dos integrantes que traz a capa com os cinco integrantes na cor que traz o nome da banda o roxo e algumas cores parecidas. 


Letras

Apesar de bastante letras covers as letras que a banda escreveu são muito boas com sentidos de reflexão para os ouvintes. 


Nossa Avaliação

A minha opinião é que o álbum entrega muito bem um álbum elaborado e muito bom de ouvir ao moldes de um bom Rock Progressivo. 





Considerações Externas: 


Scores - Externas
EquipeNota
AllMusic4
Sputinik3,5
Music Brainz3

Minhas Músicas Destaques

One More Rainy Day
Help!
Love Help Me




Tracklist

  1. "And the Address" 4:38
  2. "Hush" (cover de Billy Joe Royal) 4:24
  3. "One More Rainy Day"s 3:40
  4. "Prelude: Happiness / I'm So Glad" (cover de Skip James) 7:19
  5. "Mandrake Root" 6:09
  6. "Help!" (cover de The Beatles) 6:01
  7. "Love Help Me" 3:49
  8. "Hey Joe" (cover de Jimi Hendrix) 7:33

Rod Evans - vocal
Ritchie Blackmore - guitarra
Nick Simper - baixo, vocal de apoio
Jon Lord - órgão, teclados, vocal de apoio
Ian Paice - bateria

Produtor: 
Gravação: 





Comentários