RESENHA Cinderella - Long Cold Winter [1988]








RESENHA - Faixa a Faixa




Álbum de Estúdio: 2º
Álbum: 
Long Cold Winter
Lançamento: 05/07/1988
Faixas: 10
Tempo: 43 min 51 seg
Média: - min - seg


Long Cold Winter é o segundo trabalho de estúdio do Cinderella, lançado no ano de 1988 completando neste ano que estamos 35 anos, uma marca extremante importante para um álbum que se tornou um clássico e foi lançado pelo selo da Mercury. 


É a primeira resenha do QDMN falando do Cinderella uma banda que gosto bastante - em breve pretendemos trazer novas resenhas - Iniciamos desta vez não pelo álbum de estreia da banda, mas sim pelo segundo álbum de estúdio.

O Cinderella vinha embalado do primeiro lançamento Night Songs que foi um sucesso na estreia da banda norte americana, depois de uma primeiro lançamento com sucessos e uma badalada vendagem a banda formanda pelos integrantes Tom Keifer, Eric Brittingham, Jeff LaBarFred Coury veio com todo apetite e tirando o peso de uma primeiro lançamento bem sucedido. O Cinderella que tem integrantes talentosíssimos, como o caso do vocalista Tom Keifer multi-instrumentista que foi um dos principais responsáveis pela criação de letras e melodias do Long Cold Winter. 

Após uma breve apresentação vamos ao nosso Faixa a Faixa falando no detalhe de cada música e ao final nossas considerações para esse álbum que chegou nos 35 anos. 


Faixa a Faixa

Bad Seamstress Blues / Fallin' Apart At The Seams - Blues da Má Costureira / Desmoronando nas costuras

Bad Seamstress Blues / Fallin' Apart At The Seams - é uma música que inicia o álbum de maneira não esperada pelo fãs depois do primeiro lançamento puramente Hair metal e hard Rock, a banda faz uma primeira música com um inicio voltado ao blues e folk. Composição do Vocalista e Guitarrista Tom Kiefer a música é boa, depois dos primeiros slides de guitarra o puro Hard Rock se junta formanda uma boa abertura. 



A Letra parece falar um pouco do passar do tempo e a maneira como velhos amigos ressurgem, melhores as vezes.


Gypsy Road - Estrada Cigana

Aqui não há dúvidas Gypsy Road é um som incrível com puro Hard trazendo o Cinderella ao som de Night Songs - primeiro álbum - aqui uma das melhores músicas do álbum , refrão marcante e cantante para deixar o público no show agitado. Esse Blues com rock foi uma cartada bem afinada da banda, fazendo um belo som. Essa música para quem não sabe tem um clipe muito legal e misturando culturas, a banda vai até um país e mistura cultura bem próximo do que a letra se passa.  


A letra claramente traz a vida de ciganos, relatando a vida de uma pessoas que anda pela estrada sem se importar muito com o que vem pela frente.



Don't Know What You Got - Não Sabe o Que Você Tem

Don't Know What You Got é o clássico máximo do álbum, bem trabalhada com um arranjo muito bom e com um inicio que mostra o talento da banda que não é só barulho, é letra, melodia e composição, Don't Know What You Got tem um refrão emblemático. 


A letra tem um tom melódico e parece falar sobre alguém tentar tirar a dor do outro e devolver a sua felicidade. 



The Last Mile - The Last Mile

The Last Mile tem uma incrível melodia seguida de uma excelente composição formando 4 músicas iniciais incriveis. 


A letra fala de passar um tempo e andando milhas.



Second Wind - Segundo Fôlego

Aqui em Second Wind o som flerta com um hard mais metal, um pouco puxado pro lado de AC/DC, com o vocal de Kiefer rasgado e marcante.


Letra fala sobre uma segunda chance.



Long Cold Winter - Inverno Longo e Frio

Long Cold Winter a música que traz o nome do álbum é um som longo, que tem uma entonação de ser um instrumental. 


A música fala de um período que virá longo e frio como diz a tradução.



If You Don't Like It - Se Você Não Gosta

If You Don't Like It é um som com um belo arranjo que se esconde a traz da abertura misteriosa de quase um minuto. 


A Letra traz um pouco da adolescência e que não quer conselhos. 



Coming Home - Voltando Para Casa

Coming Home é uma balada incrível e as vezes muito subestimada no pop, quem gosta de Rock conhece bem, quem gosta de Cinderella sabe que é uma das melhores mas no geral ela é subestimada mais do que deveria, excelente música. 


A letra fala de alguém retornando para casa depois de um longo período fora - o clipe ilustra bem o que diz a letra. 



Fire And Ice - Fogo e Gelo

Fire And Ice é um som bem ao estilo Glam Metal com belos arranjos de guitarra que puxam a música com o vocal estridente e o refrão marcante. 


A letra fala de um relacionado frio e quente ao mesmo tempo. 



Take Me Back - Me Leve de Volta

Take Me Back para encerrar o álbum é um som que mais que complementa o álbum é uma música que se tornou muita boa, no pré refrão seguido de um refrão marcante de Take Me Back. Mais guitarra de com slides e blues para fechar o CD mostrando uma influencia forte nesse ritmo. 


A letra fala de volta e retornar e conquistar algo que perdeu.




Considerações 

Ouvindo o álbum do inicio ao fim direto sem parar para analisar o detalhe das musicas, letras e outros itens o álbum me soou muito bem ainda nos dias de hoje, aliás sou extremante bem e atual e com uma boa sonoridade no geral, nada fora do esquadro. Ao contrario, como disse soou atual e muito aguçado. 

De cara já se destacam as músicas Bad Seamstress Blues com seus blues/ folk bem trabalhado. Gypsy Road, The Last Mile com suas sonoridades e um hard rock puro, e as baladas Coming Home e a clássica Don't Know What You Got são outras músicas que de cara não passam despercebidas na primeira audição. 

Considerações Externas: 

Esse álbum hoje é considerado um clássico do Cinderella e do Hard Rock para muitos, nas mídias externas e especialista o site All Music que é uma boa referência considera Long Cold Winter um álbum de 4 de (5 estrelas) atualmente. 

Quando falamos do Sputinik Música que é outro meio considerado a nota é semelhante 4 de (5 estrelas), Assim como o site Music Brainz com nota 4 de (5 estrelas).

Nossa Avaliação

Long Cold Winter é um álbum como poucos que começa com as 4 primeiras músicas no nível mais acima possível em uma avaliação - neste álbum apenas o segundo da banda é evidente que o Cinderella se preocupava em fazer música, iniciado com um Folk misturando talvez um blues com o hard puro com guitarras de efeito, passando por um som simbólico dos anos 80 com as duas próximas músicas e depois chegando na balada Don't Know What You Got que mostra o quanto a banda quis fazer um som trabalhado, depois de flertar com folk no inicio, aqui o piano é o grande instrumento que somente bandas muito bem afinadas conseguem fazer essa mistura de Piano com um hard rock e transformar é um som bom, nesse caso em uma balada que se tornou uma das melhores.  

Realmente não tem como colocar problema nesse CD do Cinderella, ao menos na minha análise, é obvio que não há comparação, é obvio que para quem quiser trazer qualquer impressão diferente e dizer que poderia ter tido mais isso, menos aquilo, também é válido, mas eu prefiro apreciar esse álbum como aprecio uma bela sobremesa e aqui a dica para aqueles que adoram Hard Rock dos anos 80, música bem feita com baladas e muito Rock n Roll. 


Minhas Músicas Destaques

Gypsy Road
Don't Know What You Got (Till It's Gone)
The Last Mile
Coming Home

 

Agora as mais tocadas no Stream Musical – Amazon Music

  1. Don't Know What You Got
  2. Coming Home
  3. Gypsy Road

Maior Música: 
Don't Know What You Got (Till It's Gone) - 5:56

Menor Música: 
Fire and Ice - 3:22






Tracklist

    1. "Bad Seamstress Blues/Fallin' Apart at the Seams" 5:19
    2. "Gypsy Road" 3:55
    3. "Don't Know What You Got (Till It's Gone)" 5:56
    4. "The Last Mile" 3:51
    5. "Second Wind" 3:59
    6. "Long Cold Winter" 5:24
    7. "If You Don't Like It" 4:10
    8. "Coming Home" 4:56
    9. "Fire and Ice" 3:22
    10. "Take Me Back" 3:17

                      Tom Keifer – guitarras elétricas, acústicas e de aço, gaita, vocais, produtor
                      Jeff LaBar – guitarra (guitarra solo em "Falling Apart at the Seams" e "Coming Home")
                      Eric Brittingham – baixo, vocal de apoio, produtor
                      Fred Coury – bateria (creditado, mas não toca no álbum)

                      Produtor: Mercúrio 
                      Gravação: Andy JohnsTom KeiferEric




                      #6 Resenha Música a Música

                      Comentários