ESPECIAL- 20 Anos de Contraband - Velvet Revolver [2004] #1

 






Artista: Velvet Revolver
Álbum: Contraband


20 anos atrás uma nova banda formada por músicos que tinham feito toda uma geração com uma das bandas mais consagradas do final dos anos 80, inicio dos anos 90 o Guns N' Roses. Desta vez exatamente 10 anos depois do hiato do Guns era formado pelos ex-integrantes Slash, Duff Mackagan e Matt Sorum e com o vocalista ex-Stone Templo Pilots Scott Weiland que vinha também de grande sucesso com a banda. E nas guitarras base Dave Kushner. 
A banda tinha e foi uma promessa de sucesso, na estreia da banda o álbum Contraband um álbum extremamente pulsativo e que trazia de volta o Hard Rock puro conhecido pelo Guns n' Roses, embalado de um Grunge na voz de Scott Weiland. Apesar de como tudo, foi controverso a chegada da banda e do álbum, especialmente de Contraband que tinha uma cara muito parecida com um Guns N' Roses, os fãs da banda mais fiel, torceram o nariz por não ter Axl nos vocais, no entanto para boa parte da critica e dos demais, o álbum veio como um rolo compressor, um som que já não se via nos anos 2000 e que estava cada vez mais longe de ser ouvido novos álbuns. 
Entretanto Contraband foi surpreendedor em todos os casos, a banda assumiu uma posição em um álbum forte e decidido, não tinha meio termos, o objetivo era muito claro no álbum, um album de puro Hard Rock com guitarras pesadas e solos rápidos e melódicos, ao estilo Slash.

A historia de Contraband de fato começa dois anos antes do lançamento, a banda estava sendo formada por Slash, Duff Mackagan e Matt Sorum e quase teve mais um ex-gunner Izzy Stradlin chegou a entrar na banda e iria dividir os vocais com Duff, na autobiografia de Slash ele conta que não sabe porque não deu certo, e que Izzy começou e semanas depois abandou o projeto. A banda buscou diversos vocalista e até quase teria Sebastian Bach assumindo os vocais. Teve outros como Myles Kennedy, Mike Patton e Ian Astbury que recusaram o convite. Somente surgiu a possibilidade de Scott devido todos esses nomes não terem encaixados, então Duff sugeriu o vocalista. 
Após enfim conseguirem fechar com o vocalista a banda teve bons momentos no início, e depois foi passando por momentos delicados, ainda antes do lançamento do álbum. O vocalista Scott passava por problemas com drogas, devido a isso houve o adiamento do lançamento do álbum. Mesmo com tudo isso no dia 6 de junho de 2024 a banda lançava Contraband.
 
O lançamento foi avassalador, e apesar dos problemas de Weiland a banda tinha uma base importantissima do vocalista no álbum, além claro de sua voz todas as letras exceto “Dirty Little Thing”. Ele colocou muito de sua vida na letras das músicas, muito do que ele passou e vinha passando relacionado as drogas, como na balada "Fall to Pieces" que teve um video clipe retratando isso interpretado pela banda. 
Outro grande trunfo que ajudou em ser criado um álbum sólido foi a base instrumental e bem afinada da base do Guns, o trio fez uma base incrível em todo o álbum. Slash como sempre deu tom com belíssimos solos em todo o álbum e riffs incríveis, juntamente com uma boa linha de bateria e baixo que completam bem a base do álbum. 

A prova do do sucesso é o resultado de 4 milhões de cópias vendidas, diversas músicas nas paradas de sucesso com as músicas “Fall To Pieces” e “Slither” sendo as principais da banda ganhando posições nos clipes e “Slither” sendo indicada e ganhando o Grammy em 2005. Além das duas músicas o álbum é recheado de grande canções, as baladas “Fall To Pieces”  e a genial cover de “Loving The Alien” que para mim foi um cover extremamente acertado pela banda. “Slither” é algo incrível e que deixa a banda em patamares alto no Hard Rock. Além de outras como “Sucker Train Blues”, “Big Machine” e “Dirty Little Thing”. Que podemos falar mais em uma resenha e avaliação do álbum. 

Me lembro quando comprei o álbum em 2005 e quando ouvi pela primeira vez, como um fã de Guns N' Roses achei incrivelmente bom, independente da ausência de outros integrantes eu via naquele álbum, um "conforto" e um futuro promissor já que o Guns N' Roses com a formação clássico não tinha "quase" nenhuma chance de voltar. Hoje 20 anos depois acho que foi algo extremamente grande o Velvet Revolver criou. Hoje sinto uma grande saudade desse álbum, o que é um indicativo do quanto o álbum foi bom, e com certeza se tornou um clássico. 




Comentários