RESENHA Alter Brigde - One Day Remains [2004]

 







RESENHA - Faixa a Faixa




Álbum de Estúdio: 1º
Álbum: One Day Remains
Lançamento: 10/08/2004
Faixas: 11
Tempo: 55 min 23 seg
Média: 4 min 30 seg


One Day Remains é o primeiro álbum de estúdio da banda Estadunidense Alter Bridge pela gravadora Wind-Up Records, a banda conhecida pela formação dos ex-integrantes da banda Creed o guitarrista e compositor Mark Tremonti, o baixista Brian Marshall e o baterista Scott Phillips que estavam em vias de saída do Creed quando montaram a banda seguindo do Vocalista Myles Kennedy que hoje também é vocalista da banda de Slash. 

A banda formou no mesmo ano do lançamento do One Day Remains, vinha do forte desempenho do Creed no inicio dos anos 2000, porém já vinha em desgaste devido os problemas entre os integrantes. O virtuoso guitarrista Mark Tremonti então decidiu junto a seus companheiros reunir com um vocalista extremante técnico e afinado Myles Kennedy que foi vocalista da banda The Mayfield Four e assim levando a melhor performance do Creed a um vocalista que também vinha em um grande momento. Eles nomearam a banda como Alter Bridge que homenageia uma ponte próximo da casa de Tremonti em Alter Road, em Detroit. 


Banda Completa com Myles Kennedy a frente


As Letras a maioria tem a escrita de Mark Tremonti que começou a escrever quando ainda estava no Creed, porém o lançamento ocorreu pela nova banda - aqui o vocalista Myles Kennedy apesar de tocar guitarra em parte do álbum, não foi incluso como guitarrista, o único da banda que ele não se apresenta com guitarra. 

Aqui a turma ex-Creed tiveram que segurar a série de criticas da mídia e de fãs que queriam a volta do Creed, a pressão é tanta que por varias e varias vezes foram colocados os rumores de que a banda voltaria para uma reunião e que o Alter Bridge era o Creed com outro vocalista. A banda superou isso e até o momento segue firme lançando novos álbuns e em turnê fazendo uma carreira mais longa que o próprio Creed até aqui. 

Vamos ao nosso faixa a faixa para avaliar o primeiro álbum do Alter Brigde. 


Faixa a Faixa

FIND THE REAL - Encontre A Realidade

Find the Real Abertura excepcional do álbum com um som pesado das guitarras e um belo vocal que se mistura com as boas linhas de baixo e bateria, tornando um som pesado com uma sonoridade agradável. 


Well it seems I've finally thought of everything
I wanna love
I wanna fee
Find peace
Find the real

Bem, parece que eu finalmente pensei em tudo
Eu quero amar
Eu quero sentir
Achar a paz
Achar a realidade

A letra fala de alguém que enfim parece ter encontrado a realidade da sua vida e ainda quer aproveitar disso


ONE DAY REMAINS - Um Dia Restante

A segunda música do álbum é o peso que o Alter Bridge traz mostrando uma guitarra pesada e com efeitos de hard rock com metal, boa música. 


Cause I see in you
More than you'll ever know
And I ask you why
You question the strength inside
And you need to know
How it feels to be alive

Porque eu vejo em você
Mais do que você já conhece
E pergunto porque
Você duvida da sua força interior
E você precisa saber
Como é a sensação de estar vivo

A letra mostra perseverança e não desistir, parece alguém de fora vendo algo que você não vê em si próprio. 



OPEN YOUR EYES - Abra Seus Olhos

Terceira música e aqui mais um som com um bom refrão, cantante e marcante em toda a música, o trabalho em torno dessa música é bem perceptível, o momento mais lento onde para todos os instrumentos e é seguido do vocal afinado. 


Will they open their eyes
And realize we are one
On and on we stand alone
Until our day is gone

Eles irão abrir os olhos
E perceber que somos um só?
Ainda é dia, seguiremos em frente
Sei que nosso dia irá chegar

A letra fala de ver além do que queremos ver de verdade.



Burn It Down - Acabe com isso

Burn It Down é uma música lenta e pesada na letra, música grande mas que é muito boa para ouvir e não cansa o ouvinte, o solo de guitarra é um destaque positivo.


Drank so much last night
I think that I drowned
But now my cup is empty
No one has seen my will around
Now my heart is aching
Sometimes I fall asleep for days
But my bed is empty
I know I'm too set in my ways
Tell 'em all I'm okay

Bebi tanto ontem à noite
Que acho que me afoguei
Mas agora meu copo está vazio
Ninguém viu minha disposição por aí
Agora meu coração está doendo
Às vezes durmo por dias
Mas minha cama está vazia
Eu sei que estou pronto demais para seguir meus caminhos
Diga pra eles que eu estou bem

Essa letra é um pouco pesada pois trata de solidão e alguém que está vendo poucas possibilidades.



Metalingus - Metalingus

Aqui uma das principais música de trabalho do álbum, um som pesado e rápido com a guitarra cheia de efeitos e uma bateria bem alinhada e pesada, junto com um refrão marcante.


On this day
I see clearly
Everything has come to life
A bitter place and a broken dream
And we'll leave it all behind

Neste dia
Eu vejo claramente
Que tudo voltou à vida
Um lugar amargo e um sonho destruído
E nós deixaremos tudo para trás

Essa letra é em torno de persistência.



Broken Wings - Asas Quebradas

Broken Wings é uma das principais músicas do album e uma das melhores na minha opinião, uma boa sonoridade e um refrão marcante é o destaque da música que não saem da cabeça depois que você ouve.


On broken wings I'm falling
And it won't be long
The skin on me is burning
By the fires of the sun
On skinned knees I'm bleeding
And it won't be long
I've got to find that meaning
That i've searched for so long

De asas quebradas estou caindo
E não demorará
A pele sobre mim está queimando
Pelas chamas do sol
De joelhos esfolados estou sangrando
E não será por muito tempo
Tenho que achar este significado
que eu procuro há tanto tempo

A letra mais uma vez traz vários temas já trazidos nas músicas anteriores e mais temas como perseverança, medos e permanecer lutando.



In Loving Memory - Em Memória Amorosa

Mais uma das melhores músicas do album e do proprio Alter Brigde, em In Loving Memory a guitarra limpa e depois todo o ritmo se encaixa bem em toda a música, refrão e letra que cabe bem com toda a música.


I never knew what it was to be alone, no
'Cause you were always there for me
You were always waiting
But now I come home and I miss your face so
Smiling down on me
I close my eyes to see

Eu nunca soube o que era estar sozinho, não
Porque você sempre estava lá para mim
Você estava sempre lá esperando
Mas agora chego em casa e sinto tanta falta do seu rosto
Sorrindo para mim
Eu fecho meus olhos para ver

A letra aqui traz a saudade, as memorias e boas lembranças.



Down To My Last - Nas Últimas

O Alter Brigde se acostumou em seu primeiro álbum a fazer músicas boas, sonoridades excelentes e um com refrãos marcantes e em Down To My Last não é diferente, aqui mais uma vez além de uma boa música uma balada boa de ouvir, com um solo de guitarra bem trabalhado e marcante formando uma das melhores do álbum. 


But I'm down to my last
I'm standing here alone
Looking back on it all
But I'm down to my last
I'm ready but I'm wrong and
I'm blind to it all

Mas eu estou nas últimas
Eu estou aqui em pé sozinho
Recordando tudo isso
Estou triste com meu passado
Estou pronto mas estou enganado e
Estou cego pra tudo isso

A letra traz uma viagem por um período e uma reflexão de tudo isso.



Watch Your Words - Cuidado Com o Que Você Fala

Watch Your Words é pesada como as músicas iniciais do álbum, aqui vemos a guitarra de Tremonti tomar conta e uma bela afinação de Myles Kennedy.


Watch your words
Or your words might drown you
And cure my wounds
And the light will blind you

Cuidado com o que você fala
Ou suas palavras poderão te afogar
E cure minhas feridas
A luz vai te cegar

Como a tradução diz a letra fala de tomar cuidado com o que fala. 



Shed My Skin - Trocando de Pele

Shed my skin é uma música extremamente boa, com um refrão marcante e uma sonoridade bem positiva. Destaque para a harmonia e sonoridade que se une com a melodia transformando o que parece ser um pop em um metal agradável de ouvir. 


Shed my skin
Are you ready for me?
Or purge my love
Are you ready for me?

Troquei minha pele
Você está pronta para mim?
Ou elimine meu amor
Você está pronta para mim?

A letra parece falar de alguém que está mudando, que está diferente e que também da a tonalidade de alguém confuso com si mesmo. 



The End Is Here - O fim está Aqui

Nesta música a mistura do riff da guitarra com uma bateria quebrada se reuni ao belo vocal de Myles Kennedy fazendo um som muito bom.


For the rest of my life
I will find the answers
That were always here
I will find the meaning this time
I will fight the end
Till the end is here (end is here)

Pelo resto de minha vida
Encontrarei as respostas
Que sempre estiveram aqui
Dessa vez vou descobrir o significado
E vou lutar contra a morte
Até que o fim esteja aqui

A letra fala de lutar até o fim.



Considerações 

É uma prazer poder "avaliar" aqui bandas e músicas tão importantes e tão boas, neste caso falando do primeiro álbum do Alter Bridge e pela primeira vez aqui no QDMN. O álbum One Day Remains foi muito importante no cenário do Rock por diversos motivos, entre eles por integrantes tão talentosos quanto os integrantes do Creed manterem em seus ápices maneira de mostrar seus trabalhos, o que pouco acontece quando uma banda se separa. Falando especificamente de One Day Remains o álbum supera as expectativas a meu ver, pois traz um novos rock e uma banda que hoje está na ativa e construindo musicas com a identidade deles. Abriram o álbum com uma música que me parece a característica do Alter Brigde como Find The Real, depois os sons ficam exatamente como devem ser, alterando entre um Hard Rock, com um metal e até mesmo flertando com um metal pesado e um pop com guitarras e baterias mais pesadas, eu avalio e vejo One Day Remains como uma bela primeira impressão da banda, aproveitando todo o CD ao máximo e não fazendo nenhum música fraca, desde as melodias, solos e toda a parte instrumental das músicas, assim como as letras que foram bem contruidas e trabalhadas. 


Minhas Músicas Destaques

"Find The Real"
"Open Your Eyes"
"Metalingus"
"Broken Wings"
"In Loving Memory"
"Down to My Last"
"Watch Your Words"
"Shed My Skin" 

 

Agora as mais tocadas no Stream Musical – Amazon Music

  1. "Metalingus"
  2. "Open Your Eyes"
  3. "Broken Wings"







Tracklist

  1. "Find The Real" – 4:43
  2. "One Day Remains" – 4:05
  3. "Open Your Eyes" – 4:58
  4. "Burn It Down" – 6:11
  5. "Metalingus" – 4:19
  6. "Broken Wings"– 5:06
  7. "In Loving Memory" – 5:40
  8. "Down to My Last" – 4:46
  9. "Watch Your Words" – 5:25
  10. "Shed My Skin" – 5:08
  11. "The End Is Here" – 4:57
Myles Kennedy - Vocal, guitarra rítmica
Mark Tremonti - Guitarra, vocal de apoio
Scott Phillips - Bateria, percussão
Brian Marshall - Baixo

Produtor: Ben Grosse
Gravação: Wind-up Records







#5 Resenha Música a Música

Comentários